Emagrecimento e Dietas Radicais


E ai, você é daqueles que começa fazer uma dieta e "corta" tudo de uma vez? Corta frutas porque tem carboidratos ou frutose, corta sucos porque são calóricos, ah azeite de oliva, abacate e castanhas também são calóricas, melhor evitar?!

Mas come doces diets, com geléia diet, gelatina diet, peito de peru, iogurte light, saladinhas de alface e tomate pois não gosta muito de salada. Ah fruta quando come é banana pois é mais prático, mamão ou melão tem que cortar e você não tem tempo. Bolachinha de água e sal ou uma torradinha a tarde no trabalho é super comum com uma xícara de café, mas coloca pouco açúcar, o refinado branco, claro. Arroz com feijão, nem pensar! Vou fazer "lowcarb" apenas saladas e uma proteína no almoço. Ah troca o refrigerante por chá de caixinha com adoçantes tipo "Fell G...d" ou toma coca zero. Copiou dieta da vizinha ou da blogueira no instagram...não se consultou com nutricionista, muito menos fez um check up bioquímico para saber como andam suas vitaminas e minerais, metabolismo e hormônios. Avaliação da composição corporal , pra que? tem balança em casa certo? Alguém se identifica?

Pois saiba que você está fazendo tudo errado! Pode ser até que emagreça, pois está controlando calorias, mas podes ter certeza que ao mesmo tempo você está se inflamando, perdendo os cabelos aos montes, com as unhas fracas, irritada ou mau humorada, sente-se inchada e tem umas crises de compulsão alimentar (geralmente fim de semana). Começa a emagrecer e logo estaciona. Intestino preso, imunidade baixa, fica doente com qualquer ventinho. Disposição e energia? ahh essa tá longe! Preguiça....

Não vou me estender no post, mas gostaria de alertar vocês que de nada adianta cortar até a alma pra emagrecer, se alimentar de calorias vazias e de uma dieta POBRE em NUTRIENTES...você só debilita sua saúde. Dietas muito restritivas te trazem consequências, como queda de cabelo, anemia, flacidez, colesterol alto, cortisol elevado, metabolismo lento, deficit de massa magra, retenção de líquido, unhas fracas, falta de energia e disposição, dificuldade de concentração entre milhares de outros sinais e sintomas. É possível emagrecer com saúde, com equilíbrio, comendo arroz e feijão sim todo dia, sem medo de frutas, contando um pouco calorias também, mas observando os sinais do seu corpo e da sua saúde. É possível emagrecer melhorando sua ansiedade e desejo por doces e não desencadeando crises de compulsão. É possível emagrecer de bom humor, e sem abrir mão da sua vida social. É possível emagrecer sem "neura", comendo chocolate sim dentro do momento e quantidade certa. Não desista, mas lembre-se que a melhor dieta é aquela feita para VOCÊ, de acordo com as suas necessidades e rotina. Troque o CORTAR E EXCLUIR por SUBSTITUIR E REDUZIR!

Beijos da nutri! nutricionista@alinetonin.com.br

#dicas #emagrecimento

© 2005 by Aline Tonin