Como você acompanha sua evolução?


E aí , me conte aqui nos comentários, quero saber! Você treina na academia ou tem acompanhamento personalizado mas nunca fez uma avaliação da composição corporal ou neuromotor, ou ainda um teste de carga para periodização do seu treino? E seu nutricionista? Verifica peso e altura?

Mas peso do quê gente? Gordura? Massa magra? Líquido?

Quanto de líquido? Estou com retenção? Estou com deficit de massa magra, e meu percentual de gordura está legal?

Qual a meta? Qual seu valor ideal de liquido corporal , massa magra e gordura ? Qual seu gasto calórico de repouso? e o gasto da atividade física?

Eu sei, é muita coisa! Mas saiba que para você ter resultados duradouros você precisa estar com estes dados na ponta da língua. Seja com adipômetro, DEXA, perimetria ou bioimpedância TETRAPOLAR o importante é que seu nutricionista ou treinador faça esta avaliação a cada 3 meses pelo menos (eu faço toda vez que o cliente vem ao consultório). Como vamos saber sua evolução? e saber se você ganhou massa magra ou flacidez por ter perdido a mesma? Peso é uma medida vaga, saia da "nóia" da balança, fuja com ela rssrsr; a única balança que merece atenção no seu dia a dia é a de cozinha! O resto é importante avaliar composição corporal, espelho, roupas e medidas.

Saber sua composição corporal é essencial para um bom planejamento do plano alimentar, para ter bons resultados, além de seus sinais e sintomas, exames bioquímicos entre outras informações. E para o treino então, nem se fala, tão importante quanto! Lembrando que nenhum método de avaliação é 100% preciso, mas todos trazem dados muito próximos da realidade.

Afinal, para saber como chegar lá preciso saber para onde estou indo , certo?

Bons treinos e uma ótima semana pra vcs!

Beijos da nutri!I

nutricionista@alinetonin.com.br

#avaliação #treino #nutriçãoesportiva

© 2005 by Aline Tonin