TPM

March 20, 2017

É fato! 20 dias , no máximo 23 dias do mês ficamos tranquilas, fome controlada, sem muita vontade de doce, mas aqueles 7 ou 10 dias antes do "bendito período menstrual" saaai de perto!
Umas mais irritadas, outras melancólicas, outras com fome de leão ou com um apetite de doce que não sabemos de onde vem!
Aí que " os homens" se enganam, não é mimimi ou coisa de mulher, é FISIOLÓGICO, BIOQUIMICO, HORMONAL!

Vou explicar pra vcs:
Os pesquisadores acreditam que os hormônios estrógeno e progesterona interagem com certos compostos químicos do cérebro, os neurotransmissores, e que essa interação é que pode acabar afetando o humor e contribuindo para outros sintomas de TPM.

Hormonios e neurotransmissores: 
A serotonina regula os padrões de humor e sono, os níveis mais baixos de serotonina costumam ser associados a depressão, irritabilidade, raiva e desejo por carboidratos, sintomas da TPM; o ácido GABA é um neurotransmissor associado com ansiedade e depressão e a progesterona pode aumentar a atividade deste neurotransmissor; as endorfinas aumentam as sensações de prazer e reduzem a intensidade da dor, tanto o estrógeno como a progesterona podem afetar os níveis de endorfina; tanto a noradrenalina como a adrenalina são neurotransmissores envolvidos na resposta do corpo ao estresse, o estrógeno pode afetar os níveis de ambas, influenciando a pressão sangüínea, freqüência cardíaca e o humor.

Os alimentos que vc ingere, alguns fitoterápicos, e algumas trocas e substituições, bem como alguns hábitos neste período podem lhe ajudar a minimizar estes sintomas, bem como continuar evoluindo em relação as suas metas de composição corporal neste período. Alem de conversar com seu ginecologista vc pode procurar um Nutricionista funcional para lhe ajudar a minimizar essa " chateação" mensal. Beijos da nutri! 

 

 

Compartilhar
Curtir
Please reload

Posts Em Destaque

Como você acompanha sua evolução?

June 7, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 29, 2018

Please reload

Arquivo