Almoçando fora de casa

June 5, 2017

Século XI, função de mãe, pai, marido, esposa, trabalha fora, correria, falta de tempo, hora de almoço curta, trânsito, e por aí vai resultado: Almoço fora de casa, buffet self service.

 

 

Essa é a realidade de muitos de nós. Em grandes centros é possível hoje em dia ter uma gama maior de opções saudáveis para comer bem (leia-se com saúde), como restaurantes orgânicos, veganos, com bons princípios e boa variedade de comida de verdade. Mas como não moramos em grandes centros vou dar minhas dicas para você se alimentar um pouco melhor, mesmo optando por almoçar fora de casa aqui em Jaraguá, como citei no post do dia 30/05 temos sim um restaurante saudável muito legal, mas se você optar por outros locais as dicas serão valiosas:

 

1- Não utilize o "azeite" para temperar sua salada fora de casa, geralmente é óleo de soja, refinado ou a mistura de óleo de soja com azeite de oliva (eu sei , já trabalhei em cozinha industrial , eles priorizam custos). O jeito é usar a noite, em casa em outros momentos o azeite de oliva bom.

2- Não se engane pegando saladas em conservas como pepino, azeitonas, ovo de codorna pois se é conserva vai sal, açúcar e é industrializado. Prefira sempre as saladas cruas e de folhas frescas.

3- Quando aos "Molhos" para saladas industrializados passe longe, é uma bomba de "porcarias". E para aqueles feitos ali mesmo geralmente tem óleo também, questione, pergunte quais são os ingredientes usados. 

4- Evite frituras, e não adianta "retirar a casquinha" do peixe empanado  frito achando achando que está melhorando algo, o alimento foi imerso em óleo, então tentativa sem sucesso. Se tiver carnes chapeadas prefira, e peça sempre qual a opção mais magra que ele tem disponível. 

5- Prefira feijão cozido sem linguiças, bacon ou carnes gordurosas.

6- Hoje em dia sempre tem arroz integral, opte por ele, é mais nutritivo e tem menor índice glicêmico.

7- Evite adicionar sal na comida, alguns restaurantes tem gergelim, linhaça, chia (prefira as sementes e pimenta sempre).

8- Evite tomar suco junto com a refeição, ele atrapalha sua digestão (e geralmente vem com açúcar) e mesmo que não venha atrapalha sua digestão da mesma maneira.

9- Se você tem problemas com ferro (falta dele) ou é vegano evite tomar aquele cafezinho logo após o almoço, ele atrapalha toda a absorção do ferro do seu almoço.

10- Evite gelatina (não tem nada de saudável, ela é cheia de açúcar e corantes)

11- Se tiver salada de frutas disponível pergunte se é adicionado açúcar, geralmente é :( 

12- Prefira temperos como limão, vinagre de maçã e pimenta.

13- Não vejo problema com a pimenta liquida, eu adoro!

14- Refrigerante acho que não preciso comentar né? O zero é pior que o normal, cheio de química e adoçantes também.

15- E pra fechar as 15 dicas, a mais valiosa: Pergunte, questione, tire suas dúvidas, seja curioso, dê sugestões de melhoria e busque sempre a melhor opção.

 

Curte aqui se você gostou e compartilhe com seu amigo que também almoça fora de casa e se preocupa com a saúde! 

Beijos! 

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