Risoto de Abobrinha com limão siciliano e hortelã

June 12, 2017

Olá pessoal! De verdade foi o risoto saudável e funcional mais saboroso que já fiz! Iniciei este ano um curso de Gastronomia Funcional e estou apaixonada por tudo que tenho aprendido por lá! Aos poucos vou compartilhando com vocês, pois segundo minha professora Cris Tozzo os pratos tem que ter cara, cor , cheiro e sabor da preparação que estamos substituindo , nada de ficar "mais ou menos". Além de ser saudável temos que preservar os compostos bioativos das preparações , deixando a funcional! 

 

 

 

Bom chega de papo, vamos a receita:

 

Ingredientes:

1 xic arroz cateto 

1 xic abobrinha cortada em pedacinhos

1 mç de hortelã fresca

1 limão siciliano

3 xic leite de amêndoas (ensinarei em um outro post a fazer ele em casa, é muito fácil)

1 litro de caldo de legumes caseiro (o mesmo que fazemos para os risotos tradicionais) 

Pimenta do reino

Azeite de oliva ou óleo de coco extra virgem

Açafrão 

Sal Rosa 

1 Cebola picada 

3 dentes de alho picados 

 

Modo de preparo:

Em uma panela deixe em fogo baixo o caldo de legumes caseiro. E em outra panela refogue o alho e cebola  no azeite e adicione o arroz cateto. Cubra com o caldo de legumes e uma xicara do leite de amêndoas e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 20-30min depende do ponto que você gosta o risoto (mais al dente ou mais macio), não é necessário ficar mexendo pois o arroz cateto não vai liberar amido como o arbóreo.  Em uma travessa deixe reservado a abobrinha picadinha.  Quando estiver quase no ponto o arroz misture a abobrinha , misture mais 2 xic do leite de amêndoas, sal e pimenta a gosto, uma pitada de açafrão da terra em pó e mexa. Não deixe o risoto secar completamente, deixe ele mais molhadinho. Se necessário acrescente mais água ou leite de amêndoas durante o preparo.

Para finalizar pique a hortelã em finas tiras e misture, rale a casca do limão siciliano e misture também (cuide para não raspar a parte branca, amarga a receita, raspe apenas a parte amarela da casca). Deixe desacansar por 1-2 minutinhos com a panela tampada. 

 

Sirva em um prato fundo e decore com mais raspas da casca do  limão siciliano e uma folhinha de hortelã, acompanha bem um vinho branco e uma salada!

Fica divino! Bom apetite!

 

Receita que eu fiz junto com meu grupo no curso de Gastronomia Funcional   @cursonaturalchef da Nutricionista Cris Tozzo em Florianópolis - SC. 

 

Beijos! 

Compartilhar
Curtir
Please reload

Posts Em Destaque

Como você acompanha sua evolução?

June 7, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 29, 2018

Please reload

Arquivo