A polêmica óleo de coco

June 21, 2017

A American Heart Association (AHA) publicou semana passada uma revisão sobre a associação entre consumo de todas as gorduras na dieta e o risco cardiovascular incluindo, claro, o Óleo de Coco.

 


👉 Detalhe que essa revisão científica fala de TODOS os tipos de gordura e, como sempre, a AHA recomenda o uso das gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas e se posiciona contra o uso de gorduras saturadas (manteiga, gordura animal, Óleo de coco...). Nessa revisão há um trecho mais polêmico que não foi citado pela mídia LEIGA, a AHA não recomenda trocar gordura saturado por carboidratos simples, para eles têm o mesmo risco... nessa discussão a revisão gastou 3 páginas inteiras 🤔.
👉 Das 25 paginas do estudo existe apenas "1 parágrafo" onde o Óleo de coco é citado, lá lê-se: "Não há estudo clínico que mostre malefício cardiovascular do óleo de coco, no entanto como o Óleo de coco aumenta o LDL nos não recomendamos o seu uso". Essa afirmação segundo a revisão se baseia principalmente no estudo de Eyres et al publicado no Nutrition Reviews (IF: 5.5) que avaliou 7 estudos clínicos randomizados. 🤔
👉 Bom, trago outro estudo melhor feito pela British Heart Foundation (Annals of Internal Medicine - IF: 17) fez uma revisão com 27 estudos clínicos randomizados em 2014 e concluiu o contrário: As evidências atuais não suportam claramente as diretrizes cardiovasculares que estimulam o alto consumo de ácidos graxos poliinsaturados e o baixo consumo de gorduras saturadas.
👉 A mídia leiga pegou uma informação que queria do estudo e viralizou a notícia (está em vários jornais em todo o mundo, o G1 só repostou)... Parece uma doença esse "terrorismo nutricional" fico com pena das pessoas, o óleo de coco dentro de uma alimentação equilibrada ou um programa nutricional equilibrado, assim como, a manteiga e as gorduras animais NÃO TRARÃO MALEFÍCIOS A NINGUÉM, você não precisa acreditar em tudo que a mídia posta, procure profissionais que estudam e se baseiam em ciência. 

Pode continuar consumindo seu óleo de coco, exceto se você é doente tem uma condição específica, procure a orientação do seu médico ou nutricionista que é quem estuda e realmente entende do assunto. Cuide com o que você lê na mídia, INTERNET NÃO SUBSTITUI CONSULTA❗️

Espero que tenha ajudado a esclarecer a polêmica.
Texto do médico Dr. Guilherme Renke - São Paulo. 

Em Jaraguá do Sul VOCÊ ENCONTRA óleo de coco extra virgem nas Lojas Sabores & Grãos, Nutrimil Produtos para Terapia Nutricional , Loja Raiz Forte e na Force Suplementos e Produtos Naturais.

Compartilhar
Curtir
Please reload

Posts Em Destaque

Como você acompanha sua evolução?

June 7, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

August 29, 2018

Please reload

Arquivo