Sem tempo para treinar?

August 29, 2017

Olá pessoal, ouço muito isso no consultório: Nutri, não tenho tempo para "fazer dieta" ou não tenho tempo para treinar! Então para falar sobre esta falta de tempo (para treinar), hoje convidei alguém que entende disto para dar uma mãozinha aí no seu planejamento e quem sabe te motivar a sair do sofá hoje mesmo, corre que está em tempo! Com a palavra, meu super "personal trainer" e cliente Gustavo!

 

 

 

 

Foi propagando por muito tempo que o exercício aeróbio de longa duração é o melhor caminho para o emagrecimento, será mesmo?

E se você não tiver todo esse tempo? Ou não gostar das atividades de longa duração? Ou até alguma restrição devido algum problema articular?

Talvez esta na hora de conversar com seu Personal Trainer/Professor (educador físico) sobre o Treinamento Intervalado e/ou sobre o HIIT.

 

A palavra HIIT (High Intensity Interval Training) esta se popularizando..., e não é a toa.  

Atualmente Inúmeras evidências científicas vem demonstrando que o treinamento intervalado de alta intensidade é uma excelente estratégia para o emagrecimento e ganho de condicionamento cardiovascular.

Um dos grandes pesquisadores sobre o tema é o Dr.Izumi Tabata no qual obteve excelentes resultados com um protocolo de apenas quatro minutos, isso mesmo, quatro minutos!

Renomado na área, o pesquisador canadense e cientista esportivo Martin Gibala publicou no Journal of Physiology um estudo no qual concluiu que 20 minutos do trabalho intervalado (30 segundos de sprints por 4 minutos de pedaladas lentas), obtiveram  os mesmos benefícios aeróbios (utilização de O2) comparados  90 - 120 min. do treinamento contínuo.

 

Se o tempo é um problema, o treinamento intervalado é a solução.

 

A questão é:

- Treino intervalado é diferente do HIIT(alta intensidade)

- Quando começo o programa?

- Qual protocolo usar?

- Quantos intervalos serão feitos?

- Como calcular minha frequência cardíaca? 

 

Qual é a frequência cardíaca dos tiros e do repouso?

 

Essas respostas NÃO são simples!

Uma criteriosa avaliação precisa ser realizada, para identificar dados importantes como nível de aptidão física e demais particularidades.

O fato é..., clientes descondicionados precisam no mínimo de três a quatro semanas de trabalho de força combinado com o treino cardiovascular contínuo como adaptação.

Procure um profissional capacitado (educador físico) que respeite sua individualidade biológica e prescreva seus treinos de forma responsável e segura e Bons treinos!

 

Profº: Gustavo Jorge Bartsch – CREF:6195-G     

CORE PERSONAL TRAINER                                       

Especialista em Fisiologia do Exercício-UGF/RJ                                                   

Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde-UGF/RJ

Especialista em Exercício Físico Aplicado a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais-UGF/RJ

 

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