Ansiedade x Emagrecimento

July 4, 2018

Bom dia! Hoje vou falar sobre o "bicho de sete cabeças" que assombra 8 em cada 10 pacientes que atendo,  a tal da ANSIEDADE! Mas não vou indicar alimentos para aliviar ela não (pois não é este o caminho), vamos tentar entender um pouco mais  ela...

 *observe o quadro de um restaurante que fui em malta dizendo que: comer um bolo e ser feliz é a mesma coisa (diariamente somos incentivados a buscar na comida o que não se encontra necessariamente na comida). 

 

A ansiedade que lhe faz comer, nada mais é do que : você buscando algo que lhe falta naquele momento , aliviando algo que te incomodou, buscando o prazer que lhe falta ou mesmo aliviando um stress pontual do seu dia com a comida!  e por aí vai...geralmente tem sentimento envolvido, emoção...e a comida é gatilho muitas vezes ou solução.

 

Ter uma relação problemática com a comida não é fácil, você se sente fraco, desmotivado, sem autoconfiança depois de cair e levantar e voltar a cair de novo. Eu sei. Por outro lado, é essa relaçãozinha complicada que nos ensina diariamente quem somos, o que queremos e quem almejamos ser.

 

É aquela comilança tarde da noite que te indica que você está cansado e precisa dormir. É o final de semana em casa recheado de delícias em acesso que te mostra a necessidade de incluir mais atividades que tragam prazer à sua vida.

 

É a caixa de bombons no escritório que te relembra de fazer aquela ligação que você anda ignorando. São as idas à cozinha escondida que sinalizam que você precisa conversar com o seu marido sobre a última briga.

 

A gente não apenas come por comer quando não está com fome, nós estamos em busca de algo.

Na maioria das vezes tem um sentimento que nos levou ao chocolate, uma necessidade de algo que nos fará sentir melhor. E é aí que está o caminho para o autoconhecimento.

 

A maneira certa de comer é aquela que satisfaz a sua fome, fortalece o seu corpo, não te deixa ansiosa e não elimina o prazer de comer por comer.

 

Você precisa se conhecer melhor, conheço inúmeros trabalhos que podem ser feitos para que você melhore isso: Se observe mais, medite, aprenda yoga, respire, tire um tempo pra você, tire um tempo pra não fazer nada, aprenda a falar , esteja mais perto das pessoas que ama, peça a conta do trabalho chato que você odeia, converse ou resolva quando há algo que lhe incomoda (Não guarde isto pra você). Preste mais atenção e observe qual foi o gatilho que te fez atacar a caixa de chocolate, pense em como você poderia estar melhorando isso. Olhe pra dentro de si, melhore sua relação com a comida se auto conhecendo. Terapia também ajuda, conversar com a amiga e desabafar também...

 

Existem várias atividades que nos dão prazer além da comida para aliviar o stress ou a tristeza e a ansiedade: Atividade física por exemplo é um ótimo meio de aliviar a ansiedade e não ficar se culpando após ter feito, bem pelo contrário você se sentirá bem melhor, SE AME , SE CUIDE, SE OBSERVE MAIS...(Está tudo dentro, não procure fora). 

 

Beijos, e boa quarta feira! 

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